Menu

Podemos superar um trauma sem palavras?

Atualizado dia 3/15/2024 12:37:04 AM em Psicologia
por Marcia Dario


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que é o trauma psicológico?

Segundo o Dr. Julio Peres: "O trauma psicológico é resultante de uma situação experimentada testemunhada ou confrontada pelo indivíduo, no qual houve ameaças à vida ou à integridade física e/ou psicológica de si próprio ou de pessoas a ele ligadas. Assaltos, sequestros, estupros, acidentes naturais, confrontos de guerra, acidentes automobilísticos e perdas de entes queridos são considerados, entre outros, eventos potencialmente traumáticos".

Em geral em uma medida ou outra, muito grave ou pouco grave, todos nós em algum momento de nossas vidas tivemos contatos com situações tristes, ameçadoras ou psicologicamente tóxicas O interesse pelo tema tem aumentado potencialmente, já que o cenário atual, tornou-se estressante além do que muitas vezes podemos suportar.

Pela etimologia grega, "trauma" , significa uma lesão causada por um agente externo.  Freud (1895), tratou deste tema, em seus primeiros ensaios sobre neurose. Hoje, a palavra trauma refere-se também às feridas físicas e emocionais.

Recordações de infância, doenças, relacionamentos abusivos, flashbacks de situações mal resolvidas e estressantes, controles excessivos, insonia, irritabilidade, ansiedade são fatores que podem denotar e ampliar os  traumas e problemas de situações não resolvidas.

Aprender a falar e a comunicar bem é traduzir nossas emoções e pensamentos, o que acontece em nossos dois primeiros anos de vida. Portanto, falar com profissionais adequados é uma forma, na maioria das vezes, de aliviar o sofrimento e encontrar o caminho da cura.

Também é interessante notarmos que nem sempre falamos o que pensamos! Assim um bom exercício é estar consciente do que se expressa, para que o discurso seja legítimo e libertador. Ainda segundo o Dr, Perez : "A linguagem reúne processos neurais complexos e sofisticados. A representação mental de uma simples palavra envolve códigos visuais fonológicos e semânticos".

Uma palavra dita ou "não dita", pode desencadear processos que associam-se à experiências negativas ou traumáticas. Ressignificar experiências, em voz alta, nos possibilita "nos ouvir" primeiro e, assim, ter consciência que cada palavra tem um significado pessoal. E quando falamos sobre isso, adquirimos um poder de escolha no tempo presente.O silêncio não ajuda a curar.  Falando vamos aprendendo  a expressar sentimentos e memórias, que compõem a nossa história, mas não precisam nos definir ou ao nosso futuro. Enquanto respirarmos, podemos mudar! " Se eu ficar em silêncio, enveneno minha alma" (Perez, 2009).

O que a Cinesiologia pode fazer por você:

Através de testes musculares, identificará a origem do trauma, suas emoções e a história ocorrida, segundo a percepção da pessoa. Assim, pode-se fazer correções que ajudarão a aliviar o stress e promover a ressignificação da memória de dor!

Recomendo a leitura do livro "Trauma e Superação", o que a psicologia, a neurociência e a espiritualdade ensinam. Dr. Julio Perez

Abraços carinhosos!

Márcia

Texto Revisado



 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa