Menu

Os cinco pilares da autoestima: aspectos físicos

Atualizado dia 9/20/2023 12:08:34 PM em Psicologia
por Andrea Pavlo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Vamos falar de autoestima? Primeiro vamos definir esse termo aqui: autoestima é um conjunto. Ninguém tem autoestima por ter o peso ideal ou uma bundinha arrebitada. Mas sim, o pilar da saúde e do cuidado físico faz parte da autoestima.
A maioria das pessoas sempre ouve que pessoas com autoestima são aquelas que se olham no espelho e se amam. Isso é verdade, em parte. O que ninguém contou, e que confunde a todos até hoje é que, primeiro, não é só isso. E, segundo, isso depende mais da imagem que a pessoa tem na cabeça sobre ela do que exatamente o que tem no espelho.

Podemos ter metas claras de peso e composição corporal. Atingir todas, uma por uma, e aí mesmo assim não conseguir se amar. Então, apesar de uma dieta saudável e exercícios físicos fazerem muito bem, eles sozinhos, não definem nada.

Mas vamos falar desse assunto depois das devidas sugestões acima citadas. Então, cuidados com o nosso corpo tanto demonstram autoestima quanto podem ser usados como o pontapé inicial de um processo de mudança. É aquela coisa: se a sua cabeça está bagunçada, comece arrumando por fora.

Quando falo de cuidados com o físico não estou falando só do corpo físico, mas do ambiente. Viver na sujeira ou na desorganização, na acumulação, acabam afetando sua autoestima negativamente. Então, se não souber por onde começar, comece arrumando o seu quarto, a sua casa. Jogue fora o que não faz sentido, conserte coisas quebradas e compre coisas bonitas para o seu espaço. Depois, veja como anda a sua alimentação. Uma alimentação precisa ser saudável em pelo menos 80% do tempo. E claro que teremos momentos com a família ou amigos em que vamos “furar” a dieta, e isso é saudável porque alimentação não é só comida ou “comer limpo”.

Comer é para a sobrevivência mas também tem outras funções. Uma função social, confraternização, um jantar romântico, um drink aos finais de semana e até se consolar naquele dia ruim com um bom chorolate, por que não? Então é um equilíbrio que precisa de cuidados diários e foco.

Com os exercícios é a mesma coisa. Atividade física é tudo o que faz você se levantar e ser ativo. Não necessariamente uma academia. Você anda bastante para ir para o trabalho ou vai de bicicleta, então você é ativo. Você é uma mãe de uma criança pequena sem babá? Com certeza sua vida é bem ativa. Uma maneira fácil de ver é usar um podômetro (que mede os passos no seu dia). Mais de 10 mil passos já lhe tira do sedentarismo e lhe dá todos os benefícios dos hormônios do bem-estar.

Você também pode ter uma vida sedentária e precisa de um tempo e espaço dedicados aos seus exercícios. Aí também pode ser a academia ou uma aula de dança, yoga, caminhada no parque. Não precisa tomar whey protein se essa não é a sua praia, mas precisa se mexer se quiser começar a se amar.

Essas são só algumas dicas do que ajuda a gente a conquistar essa autoestima. Sim, às vezes, precisaremos tratar de algumas questões para poder realizar isso – como cuidados médicos ou psicológicos – mas só isso já ajuda você a começar a trilhar esse caminho do se amar.

No próximo artigo falaremos sobre outro tipo de saúde: a mental.
Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo   
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa