Menu

O Processo Terapêutico para Recuperação de Relacionamentos Tóxicos

Atualizado dia 3/17/2024 9:46:07 PM em Psicologia
por ROBERTO DANTAS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando já se tem a certeza de que vive um relacionamento tóxico, o próximo passo talvez seja buscar ajuda e uma delas é a psicoterapia.

Neste artigo vamos discutir de que forma a terapia pode ajudar uma pessoa a superar relacionamentos tóxicos e qual o resultado a se esperar.

"Na terapia online, a confidencialidade é alicerçada na tecnologia, garantindo um espaço protegido onde suas histórias podem ser compartilhadas com confiança, sem medo de julgamento ou exposição".

 

Benefícios da Terapia para Relacionamentos Tóxicos:

Não é nada fácil viver em um relacionamento tóxico, mas o processo de saída da situação pode ser também dolorido. É doloroso também perceber que se está vivendo nesta situação, pois ninguém quer isso para sua vida, mas a situação pode ser difícil também buscar ajuda, pois muitas emoções estão envolvidas nisso tudo.

Estas emoções que afloram neste momento são individuais e específicas mas de um modo geral estão ligadas à culpa, vergonha e até mesmo ao orgulho.

Mas isso tudo pode ser identificado e ressignificado através da psicoterapia.

Estas emoções fazem com que seja difícil até mesmo falar do problema com alguém, seja por medo de represálias do parceiro, seja por culpa por estar "falando mal dele(a)" ou "atacando o parceiro pelas costas"..

mas saiba que o psicólogo tem treinamento e formação para ouvir você de uma forma diferente, ativa e focada na resolução do problema, ou seja, em ajudar você na superação deste relacionamento tóxico.




Além disso, a terapia principalmente no formato Online oferece um espaço seguro para você processar suas emoções, traumas e desafios relacionados ao relacionamento.

O papel do psicólogo, quando um profissional qualificado, é fornecer apoio, orientação e ajudar você a estabelecer estratégias personalizadas e específicas para ajudá-lo(a) na superação destes padrões prejudiciais, fortalecendo suas habilidades e competências para o enfrentamento da situação..




O que Esperar durante sua Consulta:




A dinâmica do que acontece durante a sessão de terapia é também individual e específica para o seu caso.




Na primeira sessão o psicólogo vai conhecer você e procurar entender suas dificuldades e o seu sofrimento para planejar uma estratégia para as próximas sessões. Mas basicamente você vai conversar e refletir sobre situações e sua forma de agir e pensar.




São discussões sobre suas preocupações e objetivos até o desenvolvimento de um plano de tratamento personalizado, que será criado por você juntamente com o psicólogo e a partir das próximas sessões este planejamento será seguido por ambos. O psicólogo vai colaborar com você para identificar e desafiar pensamentos negativos, comportamentos disfuncionais e padrões de relacionamento prejudiciais.

Conclusão:

Muitas vezes, apesar de termos consciência da necessidade de fazer terapia, adiamos a decisão e assim procrastinamos uma pequena ação que pode iniciar a transformação de nossa vida para melhor.

Agendar sua primeira consulta de terapia pode ser o primeiro passo corajoso em direção à recuperação e ao crescimento pessoal.  

Ao se comprometer com sua jornada de cura, você está dando um passo importante em direção a relacionamentos mais saudáveis, felizes e gratificantes no futuro.

Lembre-se de que você não precisa viver esta angústia sozinha, há apoio disponível para ajudá-lo em cada passo do caminho.




Se você sentiu que a busca por terapia é uma solução para o seu caso, encontre um profissional de confiança, agende sua primeira sessão e inicie o processo.


ou clique aqui:


Lembre-se que buscar ajuda profissional é um caminho possível e mais assertivo para superar este sofrimento mais rapidamente.

Você é o diretor da sua própria vida.
 
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: ROBERTO DANTAS   
Roberto Dantas, escritor e psicólogo, especialista em saúde mental, vínculos afetivos e relacionamentos. Atua há 26 anos na clínica. [email protected] - Whatsapp: 11 9 8155-9952
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa