Um Sonho de Liberdade

Um Sonho de Liberdade
Autor Jaime Benedetti - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


(The Shawshank Redemption - Os Condenados de Shawshank - 1994)

O que estou fazendo? Será que agora, depois de velho, virei crítico de cinema? Será que estou promovendo a venda de DVDs ou lançando meu próprio filme, o filme da minha vida? Nada disso. Quero apenas sugerir a vocês, amigos leitores, que assistam um dos melhores filmes já produzidos, entre os milhares que assisti. Também, que fique bem claro: não defendo criminosos e tampouco sou contra a lei! Não torço pro bandido; torço por um final feliz para todos nós.

Muitos irão questionar: O que este filme tem a ver com a minha vida? Sinceramente, talvez não tenha nada a ver.

Outros irão esbravejar: Cadeia é pra bandido!

Então, vamos ao filme.

Em 1946, Andy Dufresne (interpretado por Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem sua vida radicalmente modificada quando é condenado injustamente à prisão perpétua pelo assassinato de sua mulher e do amante. É enviado para uma das mais rígidas - e corruptas - penitenciárias dos Estados Unidos: Shawshank. Lá, faz da amizade que cria com Ellis Boyd Redding (interpretado por Morgan Freeman) - um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos - e do sonho de um dia ser novamente livre, os motivos para continuar vivendo.

Para uns, nada significa. É mais um drama que acaba mexendo com as emoções por ser forte e violento. Mas para outros, irradia uma grande oportunidade de aprender com essa história, que tem uma narrativa excepcionalmente profunda e nos leva a assimilar uma sensação de impotência e de insuportável paciência diante da ansiedade de lutar pela vida e pela liberdade!

Quando acompanhamos a performance dos envolvidos nessa trama, viajamos com os personagens para dentro do papel, participamos, torcemos, sofremos, lutamos e, durante todo o enredo, vamos sentindo uma profunda necessidade de por para fora toda a nossa ânsia de justiça em busca da liberdade, a nossa própria liberdade.

Esse tema mexe muito com a nossa vida real e atual. É um tema de hoje, sobre o qual temos o dever de nos preocupar, pois embora mostre um acontecimento ocorrido há mais de sessenta anos, coloca-nos diante de fatos muito atuais do cotidiano, mostra nossa fraqueza perante o sistema e abre uma enorme e dolorosa ferida em nossa consciência.

Imagine um dia ser preso injustamente por um crime que você não cometeu?

Ninguém está imune. Isso também pode acontecer com você, caro leitor! Já aconteceu comigo...

Caso 1 - Imagine-se um belo dia, transitado com seu carro, despreocupado da vida e de repente, uma criança sai correndo pela rua, bem na frente do seu carro, e você atropela esta criança. Primeiro vão lhe prender (isso, se não houver linchamento antes) e depois vai ter de explicar o que aconteceu na delegacia mais próxima. Mas primeiro você vai preso!

Caso 2 - Você perdeu a sua carteira de identidade e alguém a achou, um mal intencionado qualquer, um assaltante, talvez, que usa seu documento num crime. Tempos depois, numa blitz de trânsito, o policial pede a sua carteira de motorista e... Pimba! Você é, sem saber, procurado pela Justiça por assalto a mão armada. E aí, já sabe: primeiro você vai preso!

Caso 3 - Você estava fazendo compras numa loja e ao passar o seu cartão de crédito para pagar a sua compra, o caixa desconfiou que o seu cartão era falso. Sim! O seu cartão foi clonado e o funcionário chamou a segurança dizendo que você estava tentando roubar a loja... Mais uma vez, já sabe: você vai preso!

Caso 4 - Aqui não vou comentar - e nem preciso fazê-lo - sobre um tema tão polêmico e que, acho, deveria ser analisado com muito mais atenção pelas autoridades. Não concordo que um pai ou um marido possa ser preso, encarcerado por até 90 dias, numa cadeia pública superlotada, desestruturada, e meio a ladrões, assassinos, traficantes e, desgraçadamente, junto a outros pais de família. O crime? Pensão Alimentícia! Já sabe: primeiro você vai preso!

Casos 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11... Imaginem o quanto puderem e encontrarão um sem número de exemplos de injustiça.

Quero que reflitam, tomem consciência, revejam sua forma de pensar, de viver. Pensem nos menos favorecidos, entre eles, também aqueles que estão presos injustamente. Mas vejam bem: INJUSTAMENTE.

Bem, agora que já sabe o que pode acontecer com você num sistema que primeiro prende para depois pedir explicações, tome cuidado! Quando você menos esperar pode ser preso e terá que explicar que tudo não passou de um engano. Mas, primeiro você vai preso!

Quero dedicar essa reflexão aos que estão nas cadeias, injustamente presos, e não puderam se defender, ou por falta de advogado ou falta de dinheiro, e que hoje lutam também pelo seu Sonho de Liberdade!

Assista um trecho do filme Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption)


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Jaime Benedetti   
Jaime Benedetti é uma pessoa comum como você e esta foi a maneira que ele encontrou de falar a todo mundo daquilo que considera muito importante. A Vida! www.jaimebenedetti.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.



© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.