Um tem que ser melhor...

Um tem que ser melhor...
Autor Jaime Benedetti - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


Desde criança briguei muito com o meu irmão, não sei se porque era o caçula e achava que tinha esse direito, ou se porque eu tinha ciúmes, ou se a nossa criação não foi devidamente correta e não nos ensinaram os verdadeiros valores, realmente não sei. Sei apenas que as brigas foram crescendo a cada dia em que ficávamos mais velhos, até nos afastarmos definitivamente um do outro!  

Recordava que a minha mãe sempre dizia: Um tem que ser melhor!  

Não entendia nem tampouco concordava com isso, principalmente porque ela só dizia para mim, nunca para o meu irmão. E por que só eu tinha que ser melhor sem nada ganhar com isso? Se era sempre ele a ter os privilégios, ter o nome mais citado nas festas familiares, se era ele que sempre ganhava os presentes antes de mim, sempre ele a ser o primeiro, ele e depois eu? E sabia que minha mãe tinha um xódo com ele, pois sempre o protegia mais do que eu, mesmo eu sendo o mais novo.  

Nunca achei justo, nunca concordei e nunca gostei de ficar naquela situação. Mas minha mãe continuava a insistir dizendo apenas: Um tem que ser melhor!  

Para compreender a grandiosidade do que a minha mãe me disse por anos a fio foi preciso que eu presenciasse um simples gesto: Ação e Reação...  

"Estava parado na calçada quando um carro freiou bruscamente. O carro que vinha atrás encostou em seu parachoque. Foi um pequeno arranhão na pintura, mas pensei que iria presenciar uma briga de trânsito. Mas, de repente, o motorista que bateu atrás aproximou-se do outro motorista com o braço estendido e a mão aberta, espalmada, simulando um cumprimento e com um leve sorriso no rosto. O motorista do carro da frente já tinha descido do veículo com a cara fechada e com ar de quem iria cobrar aquele prejuízo, mas quando ele notou que o outro motorista veio ao seu encontro com um gesto de cumprimento, totalmente desarmado espiritualmente, ficou estático e sem saber o que fazer. Vendo o outro vindo em sua direção daquela forma, começou a sorrir e também estendeu a mão, cumprimentaram-se, sorriram, olharam o que tinha ocorrido e se abraçaram num gesto de amizade e cavalheirismo, como se fossem dois irmãos que não se viam há anos, sem se importar com o que tinha acontecido".  

Fiquei surpreso com a gentileza do motorista ao abordar o outro. Deram-se as mãos, abraçaram-se e cada um subiu em seu carro e foram embora rindo da situação. Nesse instante, todas as fichas caíram!  Entendi perfeitamente o que minha mãe queria dizer com aquelas sábias palavras: Um tem que ser melhor!  

Quantas brigas presenciamos no trânsito, com pessoas se agredindo, se matando, só porque reagem impensadamente e partem para a agressão, sem mesmo levar em conta que muitas vezes sequer houve algum dano material!   Quantas brigas acontecem nos lares, no trabalho, nas ruas, entre marido e mulher, entre irmãos, entre colegas, entre amigos, sem que todos percebam que, se apenas um fosse melhor e não reagisse a uma simples provocação, tudo poderia ser evitado ...    

Ah, se apenas um fosse melhor...   

Uma pena para mim. Só tive um irmão, que hoje não está mais presente entre nós, e não tive tempo para entender melhor essa frase que tanto marcou a minha vida, e - quem sabe - eu pudesse ter sido melhor e ter evitado todas aquelas brigas com meu irmão!  

Eu poderia ter sido melhor! E, apenas um sendo melhor, faria toda diferença.  

Portanto, lembre-se: nunca é tarde, sempre haverá tempo para mudar as coisas.  

Seja melhor hoje! Seja melhor agora! Seja melhor sempre!

Ação e Reação... Um tem que ser melhor...




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 43



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Jaime Benedetti   
Jaime Benedetti é uma pessoa comum como você e esta foi a maneira que ele encontrou de falar a todo mundo daquilo que considera muito importante. A Vida! www.jaimebenedetti.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.



© Copyright 2024 ClubeSTUM - O conteúdo desta página é de exclusiva responsabilidade do Participante do Clube. O site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços oferecidos pelos associados do Clube, conforme termo de uso.