Menu

Letra feia x Letra bonita

por Paulo Sergio de Camargo em Psicologia
Atualizado em 15/09/2022 14:37:34


O cérebro escreve comandado por um sistema amplo e complexo que depende de várias áreas atuando em consonância. Todas essas áreas, unidas, determinam as ideias, a sequência de escrita, o processamento dos pensamentos, a identificação e decodificação de sons, letras e palavras. A linguagem, o pensamento, a memória e a inteligência se consolidam, ativados por meio de conexões neurais.

O simples ato de segurar a caneta e passear pelo papel proporciona uma série de eventos neurológicos que vão além do desenho da letra feia x letra bonita. O grafólogo faz uma leitura do sujeito passeando pelo mundo que o cerca.

O belo, é claro, pode ser identificado com facilidade se tomarmos como base questões como equilíbrio, proporção e harmonia, por exemplo - identificamos a beleza das coisas que nos cercam e, portanto, aplicamos a regra a tudo. É possível que uma letra sem equilíbrio, proporção e harmonia provoque uma sensação de caos no leitor - isso se intensifica ainda mais se a letra for ilegível. Daí que, como seres humanos, entendemos a interpretação, como grafólogos, não criamos a distinção bonito/feio, porque essa leitura simplesmente não existe.

Pois é no mesmo ritmo do bonito/feio que encontramos o bom/ruim - e essa interpretação é muito perigosa e completamente equivocada para a análise grafológica.

Veja as seguintes escritas:

Suzane Von Richthofen:


Pablo Picasso:



Viu só?
Por vezes os eventos neurológicos não estão funcionando de acordo com os padrões, desencadeando sintomas comportamentais ou psicológicos que interferem na vida do sujeito - automaticamente, manifestam-se na escrita. Embora o grafólogo não faça diagnóstico algum, é possível identificar gestos gráficos que se afastam da normalidade e saúde, como alguns tremores e torções.

Assim, legibilidade e movimento contam muito mais do que a aparência - que, como diz a sabedoria popular, engana.

co-autores:
Juliana Pupo. Psicóloga, grafóloga, especialista em linguagem corporal. @jupupo_decode
Marluci Longarez. Psicopedagoga, grafóloga, especialista em linguagem corporal. @Marluci.Longarez


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 72


foto
Paulo Sergio de Camargo é Escritor, grafólogo, especialista em Linguagem não verbal e RH, consultor de empresas nacionais e multinacionais. Palestrante internacional. Membro de Honra da "Agrupación Grafoanalistas Consultivos en Espanã" (Barcelona) e da SOBRAG, Sociedade Brasileira de Grafologia. Membro de Honra da Sociedade Espanhola de Grafologia e da Sociedade Mexicana de Grafologia Científica.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa