Menu

Grafologia - Quem Somos

por Paulo Sergio de Camargo em Psicologia
Atualizado em 29/09/2022 10:37:56


Desde o desenho de símbolos gráficos à escrita organizada, a história viveu um longo caminho de adaptação - em toda essa jornada a comunicação escrita foi fundamental: dominá-la se transformou em necessidade, ganhou status de intelectualidade, proporcionou reflexões mais profundas e, mais importante ainda, globais. Foi precisa para a conquista de territórios e, vez ou outra, fadada ao luxo de poucos. Garantiu, em longas cartas, a proximidade de amores e amigos em tempos de ausência de telefone e internet. A necessidade da comunicação é humana e a comunicação escrita garantiu a expressão dessa humanidade.

O papel e a caneta, assim, continuam fundamentais. O manuscrito é ensinado nas escolas, exigido em processos seletivos e nos acompanha na vida profissional - afinal, sempre há uma caneta no bolso do trabalhador (e sempre há um trabalhador querendo saber quem foi que pegou a sua caneta).

Na grafologia compreendemos que o papel é o mundo e a escrita é a forma como caminhamos por esse mundo. Além disso, é fato que a escrita só ocorre a partir de um comando cerebral: é nosso cérebro quem manda a informação para que as mãos (ou pés, ou boca) executem o traço. O gesto gráfico vem de forma inconsciente e, portanto, revela nossos aspectos interiores e nossas características que nos tornam únicos. E são essas nuances todas que nós, grafólogos, consideramos - todos os gestos estão demarcados em cada traço e a combinação destes nos permite estabelecer um perfil psicológico.

Com o domínio da comunicação escrita, crescemos como sociedade. A grafologia nos apresenta, então, esse contato com a nossa comunicação de forma ampla e profunda: não estamos apenas conversando com o outro e registrando pensamentos, estamos mostrando quem somos.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 31


foto
Paulo Sergio de Camargo é Escritor, grafólogo, especialista em Linguagem não verbal e RH, consultor de empresas nacionais e multinacionais. Palestrante internacional. Membro de Honra da "Agrupación Grafoanalistas Consultivos en Espanã" (Barcelona) e da SOBRAG, Sociedade Brasileira de Grafologia. Membro de Honra da Sociedade Espanhola de Grafologia e da Sociedade Mexicana de Grafologia Científica.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa