Menu

Consciente e inconsciente

por Paulo Sergio de Camargo em Psicologia
Atualizado em 08/12/2022 11:32:05


O consciente escreve, o inconsciente dita, dizia o grafólogo alemão Max Pulver. Escrever tem lá os seus mistérios e isso porque existe muito mais do que simplesmente um ato de físico. O mistério está no consciente e no inconsciente.

Em primeiro lugar, vamos à definição para melhor entendimento do leitor. O consciente está relacionado a tudo o que podemos perceber e entrar em contato de maneira intencional - nossos pensamentos, percepções etc. Já o inconsciente se relaciona a tudo aquilo que não pode ser consciente. Sim, está relacionado com o que acontece dentro da gente, mas sem ter ideia de que acontece!

Com a observação grafológica, podemos identificar de modo bastante objetivo a ação do consciente e do inconsciente no desenvolvimento de um texto. Por muito tempo acreditava-se que quem escrevia era a mão. Foi no ano de 1895 que o psiquiatra alemão Wilihlem Meyer comprovou que a escrita é um ato cerebral, ou seja, quem escreve é o cérebro e não a mão.

Ao iniciar um texto, o consciente está totalmente predominante no ato de escrever. Conforme o desenvolvimento do texto, o consciente cede espaço ao inconsciente e então os conteúdos ocultos se manifestam nos traços da escrita. Costumo dizer que é como um caderno novo que começamos na escola: as primeiras folhas são bem caprichadas, a letra mais bem cuidada... esse é o consciente. Com o decorrer do ano, as folhas desse caderno ganham letras menos cuidadas, algumas vezes se tornam um garrancho. Esse é o inconsciente.



Podemos observar como esse escritor inicia suas relações: num primeiro momento com mais cuidado e controle e, na medida em que se relaciona com outra pessoa, vai se soltando revelando uma impulsividade nos relacionamentos sem ter condições de escutar o que o outro diz chegando, até, a ter dificuldades em reconhecer os próprios limites invadindo espaços que não são dele. Claro que as informações contidas nessa redação são inúmeras, mas este seria pauta para um outro artigo!

Juliana Pupo Psicologia, Grafologia, Linguagem Corporal, Perícia grafotécnica - F.: (19) 98105-0006 - [email protected] - link


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


foto
Paulo Sergio de Camargo é Escritor, grafólogo, especialista em Linguagem não verbal e RH, consultor de empresas nacionais e multinacionais. Palestrante internacional. Membro de Honra da "Agrupación Grafoanalistas Consultivos en Espanã" (Barcelona) e da SOBRAG, Sociedade Brasileira de Grafologia. Membro de Honra da Sociedade Espanhola de Grafologia e da Sociedade Mexicana de Grafologia Científica.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa